Baterias de bicicleta elétrica: tudo o que você precisa saber

Aprenda tudo sobre baterias de bicicleta elétrica, incluindo tipos de bateria ebike, duração da bateria e como cuidar de sua bateria

De que são feitas as baterias eBike?

As bicicletas elétricas no Brasil costumam vir com baterias de íon de lítio (Li-Ion) ou de polímero de lítio (LiPo). Na China, por outro lado, as baterias de chumbo-ácido ainda são as mais comuns usadas. Em 2014 – de acordo com a China Bicycle Association / IdTechEx – 35 milhões de eBikes foram vendidos no mercado chinês, e apenas 2,8 milhões deles possuíam bateria de lítio.

Devido a problemas de qualidade e peso, as baterias de chumbo-ácido não são comuns no resto do mundo. Na Europa, por exemplo, as baterias de chumbo ácido representam menos de um por cento do total; enquanto 96,5% são tomados por Li-Ion e 2% por LiPo (fonte: Greenfinder relatório de mercado )

Especificamente, as baterias são compostas por muitas células: as de chumbo-ácido são semelhantes às que usamos em nossos carros, enquanto as de lítio usam a mesma tecnologia dos telefones celulares.Além do componente químico dentro de suas células, a principal característica que diferencia as baterias de chumbo-ácido e lítio é o seu tamanho: as de chumbo são pesadas e têm uma vida curta (200 a 300 ciclos de carga), enquanto as de lítio são menores e podem durar mais (de 500 a 1.000 ciclos de carga).

As baterias LiPo são um desenvolvimento adicional das baterias de íon de lítio – elas são relativamente baratas e de tamanho pequeno, mas sua taxa de serviço é incerta e são bastante frágeis.

Quanto tempo dura a minha bateria?

Essa é uma pergunta difícil de responder. Depende da energia da bateria (normalmente 24, 36 ou 48V), da potência da bicicleta (limitado no Brasil a 350W ), o sistema de gerenciamento de bateria da bicicleta e a maneira como você pilota. Algumas bicicletas permitem escolher diferentes níveis de assistência para priorizar a velocidade ou a duração da bateria, o que dificulta ainda mais as previsões de duração da bateria.

Normalmente, você pode esperar algo entre 25 e 70 milhas de viagem com uma única carga de uma ebike. Se você estiver pedalando com força total, espere menos; gerencie bem a vida útil da bateria e você poderá obter mais.

Muitos varejistas sugerem que você carregue a bateria pelo menos uma vez por mês se a bicicleta não for muito usada e dizem que quanto mais a bicicleta for usada, mais forte será a bateria. Todas as baterias, no entanto, deterioram-se com o tempo e precisam ser substituídas e descartadas. Quando chegar a hora, é melhor perguntar ao revendedor local como descartar a bateria, mas lembre-se de que as autoridades locais devem fornecer instalações de reciclagem e descarte.

ser reproduzido.Código de erro: 203000)

Onde as baterias são colocadas em uma bicicleta?

O posicionamento da bateria na bicicleta depende de diferentes fatores, especialmente o formato do quadro da bicicleta. A maioria das bicicletas elétricas urbanas (mais da metade) tem a bateria montada no rack de transporte, enquanto as bicicletas de montanha geralmente as colocam no tubo inferior.

Quanto custam as baterias de bicicleta elétrica?

As baterias são a parte mais pesada e mais cara de uma bicicleta elétrica. Uma bateria de lítio (36V e 10Ah) pode custar em torno de 1.261,65 reais, mas os preços variam.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>