Como o tamanho da roda afeta sua Ebike

Description: lectric bicycle wheel size

Esteja você convertendo uma bicicleta comum em uma elétrica ou comprando uma bicicleta comercial pronta para uso, uma das muitas escolhas que você terá que fazer é o tamanho da roda na bicicleta. Embora possa parecer trivial em comparação com outros problemas, como a voltagem da bateria e as classificações de potência do motor, o tamanho da roda da sua bicicleta elétrica terá um grande impacto na forma como ela anda e na sua manipulação.

Rodas de bicicleta vêm em muitos tamanhos diferentes. Os padrões variam de minúsculas rodas de 12 polegadas de diâmetro a enormes rodas de 29 polegadas de diâmetro. No entanto, quando se trata de uma bicicleta elétrica, você provavelmente terá uma das três opções: 16, 20 ou 26 polegadas. Algumas bicicletas dobráveis pequenos vêm com rodas de 12 polegadas, mas são tão raras que não falaremos sobre elas aqui.Se você estiver curioso, pegue todas as desvantagens das rodas de 16 polegadas listadas abaixo e amplifique-as.

Agora, de volta aos tamanhos regulares das rodas.Como quase todas as decisões importantes que você já tomou ou tomará, cada tamanho de roda tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Repartição dos tamanhos das rodas de bicicleta elétrica

Primeiro vamos ver quando você pode encontrar esses tamanhos de roda.Uma roda de 16 polegadas será quase definitivamente encontrada em uma bicicleta dobrável (a menos que você esteja tentando eletrificar a bicicleta da “Dora, a aventureira” de sua sobrinha de 16 polegadas).As bicicletas dobráveis usam rodas menores para reduzir o peso e manter o tamanho dobrado o mais compacto possível.

Da mesma forma, as rodas de 20 polegadas provavelmente também serão encontradas em uma bicicleta dobrável e são muito mais comuns que as rodas de 16 polegadas.Também existem muitas bicicletas não dobráveis com rodas de 20 polegadas, como BMX e bicicletas infantis, mas a que você provavelmente procurará para fazer uma conversão elétrica ou uma bicicleta de varejo provavelmente será uma bicicleta dobrável. Se você não quer uma bicicleta dobrável, pode descartar rodas de 16 e 20 polegadas no momento.

No outro extremo do espectro das rodas, as rodas de 26 polegadas são o tamanho mais comum e podem ser encontradas em tudo, desde mountain bikes a bicicletas de estrada e cruzadoras de praia.Existem até algumas bicicletas dobráveis de 26 polegadas, se é isso que você gosta.(Se você planeja paraquedismo em uma zona de guerra, mas deseja levar consigo uma bicicleta elétrica de tamanho completo, considere começar com  esta bicicleta para sua próxima conversão de ebike.)

Efeitos do tamanho da roda na qualidade da condução

Agora vamos ver o que essas rodas de tamanhos diferentes significam para o seu passeio.Uma das principais vantagens das rodas maiores é a capacidade de rolar obstáculos mais facilmente.Isto é devido a algo chamado “ângulo de ataque” da roda.Imagine uma vara de 1 polegada de espessura na estrada.Seria difícil para uma roda de skate de 2 polegadas ultrapassar esse obstáculo.Por outro lado, uma roda de bicicleta de 26 polegadas pode subir com facilidade, porque o ângulo de ataque em comparação com o eixo é muito menor para a roda de bicicleta.Isso se torna importante para muitos tipos diferentes de pilotagem, incluindo andar de bicicleta fora da estrada, onde você encontrará pedras e raízes ou andar em cidades onde lida com lombadas e buracos.Quanto maiores suas rodas, mais fácil e confortável você passará por obstáculos e imperfeições em seu caminho.

Description: lectric bicycle wheel size

Buracos são outra boa maneira de demonstrar esse princípio.Imagine um buraco de 20 cm de largura.Uma roda de bicicleta de 16 polegadas afundará bastante fundo naquele buraco, o que seria bastante chocante para a bicicleta e o ciclista.Uma roda de 26 polegadas passará pelo buraco, com muito menos pneus caindo no interior, resultando em uma condução muito mais suave.

Description: lectric bicycle wheel size

Outra vantagem das rodas maiores é a capacidade de armazenar melhor a inércia.Uma vez que você acelera em uma bicicleta de 26 polegadas, soltar o acelerador resultará em um período mais longo de inércia do que em uma bicicleta de 20 polegadas, assumindo que todo o resto é igual (motor, bateria, etc.).Também é preciso menos energia para manter a velocidade constante em rodas maiores, porque elas armazenam melhor sua inércia.

As rodas grandes também têm suas próprias desvantagens.Elas exigem que a bicicleta tenha uma base de roda mais longa, resultando em manobrabilidade reduzida.Esteja você percorrendo uma trilha ou fazendo zigue-zague entre pedestres na calçada, rodas pequenas e uma distância menor entre eixos fornecerão maior capacidade de manobra, especialmente em velocidades mais baixas.Por outro lado, rodas maiores e uma maior distância entre eixos são mais estáveis em velocidades mais altas.

As rodas grandes também são mais lentas para acelerar.Você tem muita massa sentada mais distante do centro da roda, o que significa que o momento de inércia da roda é maior.Isso resulta em aceleração mais lenta e menos eficiente do que rodas menores.Rodas maiores também transferem menos torque ao solo para o mesmo motor em comparação com uma roda menor.

Tudo se resume a uma comparação das vantagens e desvantagens de cada tamanho de roda e a determinação de como isso se compara às suas próprias necessidades.Se a capacidade de manobra e um algo pequeno para carregar for essencial para você, uma bicicleta dobrável com rodas de 16 ou 20 polegadas será suficiente.Se o conforto e a eficiência da marcha em velocidade são mais importantes para você, você definitivamente desejará ter rodas maiores. No fim das contas, as melhores rodas ebike são as que você tem.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>