Nem todas as baterias de lítio são iguais

Description: ithium electric bicycle batteries

As baterias de lítio se tornaram o padrão de referência para bicicletas elétricas.Seu peso leve e sua longa vida útil tornaram-na um ótimo ajuste para qualquer veículo elétrico pequeno, em que o peso e a eficiência geralmente fazem aumentar o custo. Mas quando se trata de escolher entre todos os diferentes tipos de baterias de lítio, a cabeça da maioria das pessoas começa a dar voltas.

Baterias de lítio: você tem opções

Na verdade, existem muitos tipos diferentes de produtos químicos para baterias de lítio usados em bicicletas elétricas. Alguns são otimizados para longa duração, outros para tamanhos pequenos e outros ainda para baixo custo.Como você pode imaginar, cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens.Vamos ver a fundo as muitas opções e entender tudo isso.

Primeiro de tudo, vamos tirar alguma nomenclatura do caminho.As baterias de íon lítio (li-íon), que algumas pessoas supõem serem um tipo específico de bateria de lítio, representam na verdade toda uma classe do que hoje chamamos de “baterias de lítio”. Atualmente, todas as baterias de lítio diferentes usadas em bicicletas elétricas se enquadram no termo geral li-ion.Dentro da classe de baterias de íon de lítio, temos várias opções: LiFeP  O  4  LiMn  2  O  4  LiNiMnCoO  2  (também abreviado como NMC) e RC LiPos, para nomear as químicas de lítio mais comuns.

 Fosfato de ferro e lítio (LiFeP  O  4  )

 LiFeP  O  4  As baterias foram uma das primeiras baterias de lítio amplamente utilizadas nas ebikes.Sua química faz desta uma bateria de lítio inerentemente segura e quase à prova de fogo (um ótimo recurso para algo que fica entre os joelhos). LiFeP  O  4  as baterias também oferecem a maior vida útil entre qualquer bateria comum de lítio ebike. As baterias ebike são classificadas com 2.000 ciclos de carga ou mais.

 Com exceção das caras células da bateria A123, a maioria das LiFeP  O  4 , as baterias são limitadas as taxas de descarga são  razoavelmente baixas, portanto você não pode usá-las para aplicações em ebike de alta potência. ElAs ainda são ótimas para ebikes padrão do dia-a-dia – apenas não tente correr com elas.

 LiFeP  O  4  as baterias são algumas das maiores e mais pesadas das baterias de lítio.Essas células também precisam de um Sistema de gerenciamento de bateria (BMS) para impedir que as células fiquem desequilibradas durante sucessivos ciclos de carga e descarga.

 Óxido de manganês de lítio (LiMn  2  O  4  )

 LiMn  2  O  4  as baterias têm algumas vantagens sobre a LiFeP  O  4 . LiMn  2  O  4  é uma química da bateria de lítio um pouco menor, mais leve e mais barata. Ela também lida melhor com o carregamento e o descarregamento sem se desequilibrar, embora a maioria das embalagens ainda seja vendida com unidades BMS. A desvantagem das baterias LiMn  2  O  4  é que elas não duram tanto quanto as baterias LiFeP  O  4 , geralmente apenas de 600 a 800 ciclos de carga.Isso significa que, depois de alguns anos, provavelmente será hora de substituir a bateria.

 Óxido de cobalto e manganês de níquel e lítio  LiNiMnCoO  2  ou NMC)

 As baterias NMC são uma boa aquisição entre as baterias LiMn  2  O  4  e LiFeP  O  4 . A NMC tem uma química segura que pode fornecer maior potência em um pacote mais leve e menor do que as duas químicas anteriores. Esta é uma das mais recentes químicas de baterias ebike que começaram a entrar em uso popular por volta de 2013-2014 e ainda continua a ganhar participação de mercado. Nos próximos anos, as baterias de lítio NMC se tornarão a química dominante do lítio na indústria de bicicletas elétricas.

RC LiPos (LiCo)

O cobalto de lítio, conhecido como baterias RC LiPo devido ao seu uso predominante na indústria de aviões com controle remoto (RC), obteve uma reputação ruim por sua capacidade de explodir violentamente e se tornar um pesadelo que libera chamas quando sobrecarregada / descarregada em excesso / superaquecida/ perfurada / derrubado ou basicamente qualquer coisa que se esteja errada.

Description: ipo battery explosion electric bicycle

Agora imagine isso acontecendo na bicicleta entre as suas pernas

Nos últimos anos, foram feitas algumas melhorias, mas essa ainda é uma química de lítio que deve ser manuseada apenas por pessoas com conhecimento adequado dos procedimentos operacionais corretos para baterias LiPo. As baterias se tornaram populares devido ao seu tamanho pequeno, peso incrivelmente baixo,  super  alta potência e baixo custo.Basicamente, se não se soubessem que elas se transformam em pequenas bombas caras, elas seriam a química perfeita.

Ah, isso e elas duram apenas algumas centenas de ciclos de carga.Mas ei, você não pode ter tudo em uma química de lítio!

O futuro tem muito para as baterias ebike

Novos tipos de baterias de lítio estão sendo introduzidos o tempo todo, com alguns encontrando sucesso apenas no laboratório, enquanto outros chegam aos produtos do mundo real e, eventualmente, às bicicletas elétricas.Nos próximos anos, provavelmente veremos outras melhorias que nos farão comentar sobre as quatro químicas acima em tom nostálgico, enquanto iremos nos lembrar como as bicicletas eram. Até então, esses são os principais tipos de baterias de lítio que você verá hoje em dia nas ebikes.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>