Noções Básicas Acerca de Bicicletas Elétricas: O que são Volts & Amperes-horas?

A terminologia para baterias de bicicletas elétricas pode parecer algo estranha no começo, mas creio que o texto abaixo apresentará alguns termos típicos do foro automobilístico que podem fazer mais sentido.

Volts (V) = Cavalagem!

Volts = Cavalagem!

É uma forma bastante simples de explicar, mas o carro serve de analogia mais aproximada. As baterias de bicicletas elétricas normalmente têm baterias de 24V, 36V, 48V e 72V.  Mais volts = mais POTÊNCIA.

Eis outra analogia: eletricidade é água.  Se for água fluindo através dos fios (tubos), uma tensão mais alta significa que a água (energia) se move mais rápido e através de um tubo menor.

Na maioria das e-bikes, a bateria típica é de 36V, outras têm 24V e 48V. Os fabricantes de bicicletas elétricas preferem essas porque têm uma boa relação entre potência e custo.

Na faixa de 72V, normalmente é uma bicicleta elétrica personalizada porque uma bateria de 72V geralmente tornará uma bicicleta com muita potência e pode não ser classificada como uma bicicleta tradicional. As baterias de 72V são também significativamente mais caras.

Também deve levar isso em conta ao fabricar ou usar uma bicicleta elétrica de alta potência; ser ELETROCUTADO!  A pele humana pode isolar você de choques até 40 – 45 volts. 72 volts é um risco de choque bem maior e há governos que aplicam legislação sobre isso. A segurança é sempre importante.

Se a potência de saída (watts) ou a velocidade máxima de uma bicicleta elétrica ultrapassar o limite (250 Watts, 25 km/h na Europa / 750 Watts, 20 mph nos EUA), a e-bike será classificada como ciclomotor, o que normalmente exige registro, seguro, placa de carro, etc.

Alguma informação sobre controladores……

Em última instância, o controlador eletrônico de uma e-bike limita a potência máxima de saída e a velocidade máxima. Se você comprar uma bicicleta elétrica no seu país, provavelmente estará comprando uma bicicleta elétrica que já respeita os limites máximos de potência e velocidade para ser classificada como bicicleta (isso nem sempre acontece!).

Se você está construindo sua própria bicicleta elétrica, terá de se informar sobre o controlador que está comprando, pois ela pode deixar de ser classificada como bicicleta.  É possível criar uma bicicleta elétrica muito potente ou muito rápida com uma bateria de baixa voltagem se você tiver um controlador que possibilite isso. Você deve ter isso em consideração se você estiver construindo sua própria bicicleta elétrica.

Horas-ampere (ah) = O Tanque de Gás!

Sim, é simples. Quanto mais amperes você tiver, mais alcance terá sua bicicleta elétrica.

Mas você deve saber que todo fabricante vai dizer que sua bicicleta tem um grande alcance. Poderá encontrar um e-bike com uma bateria de 36V 10ah que faz 25 milhas e depois outra exatamente com a mesma bateria que tem 50 milhas de alcance. “A quilometragem pode variar” é a terminologia do carro para a média de milhas por galão, mas acho que isso também diz respeito ao alcance das e-bikes!

Muitos fatores que influenciam o alcance da bicicleta elétrica, como por exemplo:

Que tipo de assistência elétrica está usando? A maioria das bicicletas com assistência elétrica tem 4 níveis. Algumas e-bikes têm um acelerador onde pode variar a assistência. Isso é senso comum, mas quanto mais assistência você usar, menos alcance terá.

Vai subir muitas colinas?  O alcance diminui.

Tem de enfrentar muito vento de proa? O alcance diminui.

Está transportando carga pesada na sua bicicleta? O alcance diminui.

Algumas bicicletas podem ter um motor muito ineficiente (perda de energia no motor provocado por atrito, etc.) que desencadeia uma queda no alcance, mas hoje em dia a maioria dos motores de bicicletas elétricas são muito eficientes (mas podem sempre melhorar!)

Qual é o estado da sua moto?  Uma bicicleta bem ajustada tem maior alcance, ou seja, uma corrente bem lubrificada, pneus com pressão correta, etc.

Qual é a pressão dos seus pneus? Pressões menores = alcance menor. Há um bom equilíbrio entre uma pressão muito alta (desconfortável) e uma pressão muito baixa (ineficiente). 50-60 psi é uma boa amplitude de pressão para andar na rua.

Você está pedalando no momento certo? Pedalar nos momentos importantes (ao acelerar ou subir), você chegará mais longe.

Pedalar mais => Maior alcance e melhor saúde

Se está preocupado com o alcance, recomendo uma bateria de grande capacidade.  Alguns fabricantes de bicicletas elétricas utilizam um pack de 10 ah com opção de update para um pack de 15 ah.

Watts-horas?

Infelizmente, acho que não tenho uma terminologia automobilística equivalente para isso.

Basicamente, é a combinação dos volts e amperes-horas para lhe garantir energia total na bateria. Você pode ver isso nas especificações de uma bicicleta elétrica, mas não é tão comum quanto as especificações de volts e amperes-horas.

Volts x Amperes-horas = a quantidade de energia na bateria, ou watts-horas (WH).  Permite comparar baterias com voltagens diferentes ou classificações AH.

Por exemplo:

A Bicicleta #1 tem uma bateria de 24 Volts e 20 AH = 480 watts-horas.

A bicicleta #2 tem uma bateria de 48 Volts e 10 AH = 480 watts-horas.

Ambas as bicicletas têm energia semelhante. E, se tiverem os mesmos motores e usuários, provavelmente terão um desempenho muito semelhante. A bicicleta com maior voltagem pode acelerar mais rápido e subir melhor – gastando alguma dessa energia.

Outra moto tem 24 Volts e uma bateria de 6 AH = 144 watts-horas. Essa moto não vai tão longe quanto as outras duas.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>