Bicicleta eletrica velocidade: Qual é a velocidade da e-bike no Brasil e como calcular?

O Brasil já tem de lidar com de 40.000 mortes por ano relacionadas ao trânsito, então uma das principais preocupações dos legisladores e das empresas de transporte é a segurança. Muitas das vias para carros e bicicletas do Brasil são muito estreitas e cheias de buracos e outras irregularidades.

s
As e-bikes do país têm atualmente uma velocidade máxima de
 25km/h adotada pelo Japão e Europa em 2000. Isto é considerado adequado para frear com segurança e ter uma visão periférica suficiente.

As mudanças na velocidade máxima podem ser reduzidas onde exista um grande número de pedestres e até mesmo aumentadas em estradas onde há mais carros e bicicletas. Mas criar e-bikes com outras especificações provavelmente aumentaria o seu custo de produção.

Para estarem no mesmo patamar das bicicletas convencionais, as e-bikes precisam de cumprir essas regras:

  • potência máxima de saída de 350 watts
  • velocidade máxima de 25km/h
  • o motor só é acionado quando o ciclista está pedalando
  • sem acelerador com controle independente
  • é necessário capacete
  • bicicleta tem de ter velocímetro, buzina e espelhos retrovisores em ambos os lados
  • pneus bem conservados

Se isso não for respeitado (por exemplo, uma e-bike de alta potência), o veículo terá de ter uma placa de licença e o ciclista precisa de carteira de motorista.

Fatores que Influenciam as Velocidades Máximas das E-bikes:

  • Tamanho do Pneu

É o diâmetro externo do pneu. As bicicletas são classificadas segundo o tamanho do pneu 20″, 24″ 26″ 28″, por exemplo. As rodas de 28″ também são designadas de “700c”.

Bicicletas e automóveis são classificadas segundo o tamanho da jante e não pelo tamanho do pneu, o que pode provocar alguma confusão.

  • Voltagem

É a tensão nominal do pack de baterias. Normalmente, uma tensão mais alta provocará um desempenho superior em comparação com um sistema de tensão mais baixa.

  • Potência Motora

A potência do motor é a potência nominal do motor. A potência do motor para e-bike de rua é limitada por lei a 750W. Por isso, a maioria das e-bikes têm por predefinição 750W.

Algumas das nossas e-bikes têm mais de 750W. São classificados como veículos todo-o-terreno similares às bicicletas a gasolina e não têm permissão para andar em via pública.

  • Amperagem do Controlador

A amperagem é a corrente que o controlador do motor pode transmitir para o motor. Em geral, uma amperagem maior provocará mais aceleração e uma maior velocidade máxima.

Para atingir a potência nominal escrita no motor, o controlador deve ser capaz de fornecer corrente suficiente. Algumas e-bikes são anunciadas com tendo um motor “750W”, porém a eletrônica não consegue de fornecer a corrente necessária para que o motor atinja os 750W de desempenho.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>