Quanto tempo dura a bateria da minha bicicleta elétrica?

A duração da bateria é calculada em ciclos de carga. Isso significa que depende do número de cargas completas (de 0 a 100%) que elas podem sofrer antes que sua eficácia diminua gradualmente, até que não funcionem mais.

Em teoria, uma bateria de bicicleta elétrica pode sofrer várias centenas de ciclos de carga. Quanto exatamente? Isso depende da Tipo de Bateria em uso. A maneira como você cuida da sua bateria também afetará sua vida útil. Por exemplo, se você guardar sua bateria em algum lugar seco e protegido de flutuações de temperatura, você a manterá por mais tempo. Em geral, com o uso regular, uma bateria de bicicleta elétrica se torna menos eficiente após 3 a 5 anos.

Cada tipo de bateria tem sua própria vida útil

A expectativa de vida útil da bateria da bicicleta elétrica é determinada principalmente pelo tipo de bateria. Os mais comumente utilizados são:

  •  baterias de lítio  : tendem a se espalhar e podem suportar até  1000  ciclos de carga ou até mais para os modelos mais recentes de fosfato de ferro e lítio
  •  baterias de níquel  : por volta de  500  ciclos
  •  baterias de chumbo  (em bicicletas elétricas de primeira geração): por volta de  300  ciclos
Cuidado!Esta vida útil é uma indicação teórica baseada nas estimativas dos fabricantes. Pode variar de acordo com a qualidade de construção da bateria. Portanto, uma bateria de lítio de baixa qualidade corre mais risco de parar de funcionar prematuramente do que uma boa bateria de níquel.

Verifique se o vendedor tem uma garantia mínima de dois anos, conforme estabelecido por lei.Também esteja ciente da “saúde” da sua bateria. Se você notar que ela descarrega mais rapidamente após alguns meses, provavelmente há um defeito de fabricação.

E se uma bateria atingir o número máximo de ciclos de carga?

O número máximo de ciclos de carga especificado pelo fabricante corresponde de fato ao número de ciclos de recarga que uma bateria pode sofrer teoricamente  sem perder muita eficiência.

No final do número especificado de ciclos, seu desempenho será reduzido e manterá sua carga por um tempo mais curto. Cabe a você julgar, dependendo do seu uso, se uma substituição é necessária ou se dá para sobreviver.

Uma bateria se esgota mesmo que não esteja sendo usada

A energia armazenada escapa gradualmente: isso é chamado de “autodescarga”. Se permanecer completamente descarregado por um longo período de tempo, podem ocorrer danos irreparáveis devido a reações químicas no interior da bateria. Consulte o manual do usuário da sua bateria para obter informações sobre o que fazer se você não pretende usá-la por um período de tempo. As recomendações variam de acordo com o tipo de bateria.

Como cuidar de baterias de bicicleta elétrica?

Carregamento

  • Sempre use o carregador e o adaptador fornecido com a bateria. Isso evita sobrecargas e protege a bateria contra danos causados por curtos-circuitos.
  • Deixe sua bateria esfriar antes de carregá-la. Além disso, não o use diretamente após a recarga.
  • Nunca drene completamente a bateria, mas sempre tente carregá-la a 100%.
  • Se você não usar sua bicicleta por períodos prolongados, carregue parcialmente a bateria a cada poucos meses.
  • Sempre desconecte o carregador da bateria e da rede após o carregamento.

 

Armazenamento

  • Mantenha sua bateria em local fresco e seco (de preferência entre 0 e 20 °).
  • Evite temperaturas elevadas e não deixe a bateria perto de uma fonte de calor.

Limpeza

  • Lembre-se de que água e eletricidade não combinam! Antes de limpar (bem como antes de fazer qualquer trabalho em sua bicicleta elétrica) sempre remova a bateria.
  • Nunca use uma lavadora de alta pressão ao limpar a bateria (ou sua bicicleta elétrica).
  • Nunca mergulhe completamente a bateria na água. Limpá-la com um pano úmido é suficiente.

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>